Olá pessoal, sejam bem-vindos!
Em breve postaremos a resolução completa da prova de Profissional Médio Operacional I Técnico em Eletrotécnica da CHESF realizada dia 20.05.12. Começaremos pela prova de português.
1ª O fragmento que confirma a ideia expressa no título do texto é:
(A) “a natural ansiedade desencadeada pela viagem em si.” ( . 10-11)
(B) “num país sempre caracterizado pelo pouco apreço à ordem e à disciplina” ( . 13-15)
(C) “combinando esperteza e o poder dos cotovelos.” ( . 16-17)
(D) “A fila é um estilo de vida, e isso fica muito visível nos fins de semana” ( . 20-21 )
(E) “Normalmente as pessoas deveriam estar todas voltadas numa mesma direção” ( . 24-25)
Resposta:
-A letra "A" afirma que a utilização das filas em aeroportos é proveniente da ansiedade pelo embarque, por tanto não confirma a ideia de cultura.
-Na letra "B" torna-se bem mais fácil encontrar uma contradição visto que é afirmado que o Brasil é caracterizado pala falta de ordem e disciplina, itens importantes para formação de uma fila.
-A letra "C" descreve como é fácil seguir adiante numa fila, usando o poder dos cotovelos e a esperteza para furar as filas.
-A letra "E" descreve como seria uma fila formada corretamente, mas não faz menção direta ou indiretamente a Cultura da fila.
2ª O trecho: “É que gostamos de fazer fila. Algo surpreendente, num país sempre caracterizado pelo pouco apreço à ordem e à disciplina” ( . 12-15) revela, em relação ao povo brasileiro, uma:
(A) contradição
(B) esperteza
(C) virtude
(D) versatilidade
(E) sutileza
Resposta:
Um país que gosta de fazer filas não deveria descrito como ter pouco apreço pela ordem e pela disciplina. Fila é sinônimo de organização. Logo temos uma contradição entre as duas frases.
3ª No fragmento: “Contudo, a fila não é só uma maneira de organizar uma determinada demanda”, ( . 17-18) a conjunção destacada pode ser substituída, mantendo o mesmo significado, por:
(A) como
(B) pois
(C) porém
(D) portanto
(E) por isso
Resposta:
Contudo é uma conjunção adversativa, portanto dá uma ideia de oposição.
-Como é um advérbio.
-Pois é uma conjunção que dá ideia de explicação.
-Portanto é uma conjunção que dá ideia de conclusão.
-Por isso seque a mesma lógica do uso do portanto.
4ª Em “Na fila formam-se, por assim dizer, nódulos de convivência”( . 27-28), a palavra destacada significa:
(A) problemas
(B) núcleos
(C) desajustes
(D) dispersões
(E) adequações
Resposta:
Se seguirmos a leitura no texto além desse fragmento perceberemos mais claramente que nódulos está significando grupo,núcleo de pessoas conhecidas ou não, mas com algo em comum, que iniciam uma conversação nas filas fazem do que ela perca sua característica de organizada onde “Normalmente as pessoas deveriam estar todas voltadas numa mesma direção” ( . 24-25).
5ª No período composto: “Enquanto isso não acontece, as filas continuam se formando”, ( . 40-41) a conjunção destacada estabelece entre as duas orações uma relação de:
(A) consequência
(B) concessão
(C) finalidade
(D) causa
(E) tempo
Resposta:
Não será o estudo de políticos, psicólogos, sociólogos ou até mesmo cientistas que fará com que as filas parem de se formar, por isso o termo Enquanto não dá a ideia de consequência, concessão, finalidade ou causa, mas que com o passar do tempo as pessoas continuarão formando filas e os estudiosos continuarão sem estuda-las...
Giliane Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário