quinta-feira, 31 de maio de 2012

Inscrições do Vestibular 2012.2

UFPE/Engenharias CTG serão de 15 a 25 de junho

PDFImprimirE-mail
         As inscrições do Vestibular 2012.2 da UFPE, destinado exclusivamente ao Conjunto Engenharias CTG, serão realizadas no período de 15 a 25 de junho. O processo seletivo oferece 320 vagas, sendo 20 destinadas ao novo curso de Engenharia de Controle e Automação. Esta também é a oportunidade para os estudantes interessados em cursar Engenharia Naval, que oferece 20 vagas. Os demais cursos são: Engenharia Civil – 60 vagas; Engenharia de Alimentos – 10 vagas; Engenharia de Materiais – 20 vagas; Engenharia de Minas – 25 vagas; Engenharia Elétrica – 30 vagas; Engenharia Eletrônica – 40 vagas; Engenharia Mecânica – 50 vagas; e Engenharia Química – 45 vagas.

        O candidato deverá fazer a inscrição no site da Covest (www.covest.com.br), por meio de preenchimento de formulário e impressão de Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 75,00. O pagamento deverá ser realizado em qualquer agência do Banco do Brasil. O Manual do Candidato será disponibilizado a partir do dia 13 de junho no site da Covest.
Foto: Clerrom Moreiraarmando-covest-2012
Armando destacou nova graduação

        De acordo com o presidente da Covest, Armando Cavalcanti, a seleção de meio de ano representa uma nova oportunidade para os estudantes ingressarem na UFPE e ajuda a manter o ritmo de estudos ao longo do primeiro semestre. “Isso tem se refletido positivamente no ciclo básico das Engenharias, pois os estudantes estão entrando mais preparados”, destaca. Esta é a terceira edição do Vestibular de meio de ano para as Engenharias CTG/UFPE.

INCENTIVO – O incentivo de 10% na nota do Vestibular poderá ser solicitado pelo estudante que houver concluído integralmente, até a data da matrícula acadêmica, os três anos do Ensino Médio, em regime regular, em escolas públicas municipais, estaduais ou do Distrito Federal, exceto aquelas mantidas por instituições públicas de ensino superior. Também tem direito ao benefício o estudante concluinte do Ensino Médio na forma de exames supletivos ou de certificação de proficiência equivalente à conclusão do Ensino Médio (Enem), que deve possuir Número de Identificação Social (NIS) referente a programas sociais do Governo Federal.

SELEÇÃO – O processo seletivo se dividirá em duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira fase será constituída pelas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, aplicadas e corrigidas sob a responsabilidade do Inep/MEC. A segunda fase será composta pela redação do Enem 2011 (cuja nota de corte será 2.5, em escala convertida pela Covest) e pelas provas aplicadas pela Covest/UFPE, nos dias 8 e 9 de julho, das 8h às 12h.

No primeiro dia de provas, os candidatos farão exames de Português 1, com duas questões discursivas, e Matemática. No segundo dia, serão aplicadas as provas de Química e Física. Com exceção de Português 1, cada prova terá 16 questões objetivas de proposições múltiplas e/ou resposta numérica. O resultado do Vestibular será divulgado até o dia 22 de julho.

NOVA GRADUAÇÃO – O curso de Engenharia de Controle e Automação, cuja duração média é de cinco anos, forma profissionais com atuação no desenvolvimento e integração de processos, sistemas, equipamentos e dispositivos de controle e automação. O engenheiro desta modalidade aperfeiçoa, projeta, instala, mantém e opera sistemas de controle e automação de processos, de manufatura e acionamento de máquinas, de medição e instrumentação eletroeletrônica, de redes industriais e de aquisição de dados.

O profissional pode trabalhar nos ramos da automação comercial e residencial, automação industrial, bioprocessos e informática. A atuação contempla setores que vão desde o petroquímico, passando por tecnologia da informação, até de alimentos. O engenheiro é contratado pelas empresas para trabalhar no projeto e desenvolvimento de novos sistemas que visem a aumentar a produtividade de uma indústria e a qualidade dos produtos.

A graduação em Engenharia de Controle e Automação da UFPE está vinculada ao Departamento de Engenharia Elétrica. As 20 vagas oferecidas no Vestibular 2012.2 foram remanejadas do curso de Engenharia Elétrica, que antes oferecia 50 vagas e passa a oferecer 30 na edição 2012.2 do Vestibular.

VESTIBULAR 2013 – As inscrições do Vestibular 2013 da UFPE já têm período definido: de 11 de setembro a 5 de outubro de 2012. As provas da 2ª etapa serão aplicadas nos dias 2 e 3 de dezembro de 2012. Como primeira etapa, os candidatos devem realizar as provas do Enem 2012.


Cronograma Vestibular 2012.2 – Engenharias CTG


15 a 19/06: Solicitação de isenção da taxa de inscrição no Concurso Vestibular 2012.2 – UFPE/Engenharias CTG.

15 a 25/06: Inscrições pela Internet, no site www.covest.com.br, com emissão de boleto para pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU, exclusivamente nas agências do Banco do Brasil.

22/06: Publicação da relação nominal dos candidatos beneficiados com Isenção da taxa de inscrição no site www.covest.com.br e na sede da Covest-Copset.

26/06: Último dia para recolhimento da taxa de inscrição (GRU). Último dia para portadores de necessidades especiais requererem atendimento especial durante a aplicação das provas.

29/06: Divulgação da relação nominal dos candidatos que solicitaram incentivo no argumento de classificação (10%), no site www.covest.com.br, para consulta individual.

29/06 a 02/07: Consulta de dados: período de exibição do Documento de Regularidade de Cadastro (DRC), onde será possível fazer alterações no Formulário de Dados Pessoais e retificar, no Formulário de Inscrição, apenas os campos “Opção de Incentivo Social”, “Condição de Participação” e “Preferências”.
03/07: Exibição da relação definitiva dos candidatos que solicitaram incentivo no argumento de classificação (10%), no site www.covest.com.br e na sede da Covest-Copset.
A partir de 05/07: Exibição do Comunicado de Confirmação de Inscrição - CCI no site da Covest-Copset. Impressão do CCI sob responsabilidade do candidato a partir do endereço eletrônico www.covest.com.br.
08 e 09/07: Aplicação das Provas (8h às 12h).
11/07: Data-limite para apresentação de recursos quanto ao gabarito das provas escritas/objetivas na sede da Covest-Copset, no horário das 8h às 17h. Divulgação do Edital de Matrícula, no site www.covest.com.br e na sede da Covest-Covest.
16/07: Exibição da relação dos candidatos habilitados ao incentivo no argumento de classificação (10%) no site www.covest.com.br e na sede da Covest-Copset.
17 e 18/07: Período para os candidatos habilitados para o incentivo no argumento de classificação (10%) comprovar o preenchimento das condições para o gozo do mesmo, na sede da Covest-Copset, no horário das 8h às 17h.
Até 22/07: Divulgação da Primeira Classificação, juntamente com o resultado dos recursos quanto ao gabarito das provas escritas/objetivas, no site www.covest.com.br e na sede da Covest-Copset.
24 e 25/07: Período para Matrícula Acadêmica (Entrega dos documentos) referente à Primeira Classificação.
27/07: Divulgação dos classificados no primeiro remanejamento (2ª classificação).
31/07: Matrícula dos classificados no primeiro remanejamento (2ª classificação).
02/08: Divulgação dos classificados no segundo remanejamento (3ª classificação).
06/08: Matrícula dos classificados no segundo remanejamento (3ª classificação).
06/08: Início das aulas.


Fonte: http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=43639:inscricoes-do-vestibular-20122-ufpeengenharias-ctg-serao-de-15-a-25-de-junho-&catid=729&Itemid=72
31.05.12          15:11 horas

Giliane Santos

domingo, 27 de maio de 2012

Transpetro suspende contrato com Estaleiro Atlântico Sul

                 A Transpetro, subsidiária da Petrobras na área de transportes, suspendeu o contrato de encomenda de 16 navios petroleiros, no valor de R$ 5,3 bilhões, com o Estaleiro Atlântico Sul (EAS). O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, ao revelar ao jornal O Globo da decisão, anunciou também que a estatal vai adotar um sistema de fiscalização com rígidas auditorias na produção dos estaleiros, a fim de garantir a entrega dos navios encomendados nos prazos estipulados.O petroleiro João Cândido foi entregue na última sexta-feira pelo EAS com 20 meses de atraso, enquanto o Celso Furtado foi entregue no ano passado pelo estaleiro Mauá, em Niterói, com 13 meses de atraso.
               Machado disse que o EAS tem prazo até 30 de agosto para encontrar novo parceiro tecnológico, em substituição à Samsung, que saiu do EAS no início do ano. Só assim seria possível manter a construção de 16 navios de um total de 22 encomendados ao estaleiro. "Sem competência não dá, nem para o estaleiro nem para nós. O que interessa não é brigar para acabar um navio. Temos que implantar uma indústria naval competitiva em nível mundial", destacou.A decisão da Transpetro foi tomada na última quarta-feira, dia 23, quando foi assinado com o EAS um aditivo ao contrato com a suspensão dos navios.
               Até 30 de agosto, além do parceiro técnico, o EAS terá de apresentar um novo plano de ação, com projeto e cronograma de construção. "Eles não têm um parceiro técnico nem projeto. E sem isso não tem produtividade", afirmou o presidente da Transpetro.Pelo contrato existente, ficou garantido que os seis primeiros navios, do total de 22, teriam tecnologia da Samsung, mesmo com a saída da sul-coreana. Assim, os 16 restantes estão sem a garantia da tecnologia asiática.Os controladores do EAS, Camargo Corrêa e a Queiroz Galvão, informaram que o aditivo contratual da suspensão da encomenda foi assinado de comum acordo entre as partes. A medida, afirmam, dará maior flexibilidade para buscar outro parceiro ou provedor de tecnologia. Segundo fontes, as conversas mais adiantadas seriam com o o grupo japonês Ishikawajima-Harima Heavy Industries (IHI)."Eu quero ter a garantia de que os navios serão entregues nos prazos previstos e com qualidade, e também que o estaleiro ganhe competitividade", disse Machado.
Segundo fontes do governo, ele estaria com os dias contados à frente da Transpetro, justamente pela insatisfação da presidente Dilma Rousseff com o rumo das entregas dos navios. A retomada da indústria naval é ponto de honra do governo, como era na gestão Lula, emenda outra fonte.
               Para evitar que atrasos semelhantes ocorram em outros estaleiros, a Transpetro decidiu adotar um sistema rígido de fiscalização da produção em todos aqueles com os quais têm encomendas. O objetivo, segundo Machado, é acompanhar de perto todas as etapas de produção, identificando problemas e gargalos. Para isso, a estatal vai criar um “estaleiro espelho”, para iniciar em 90 dias o Sistema de Acompanhamento da Produção (SAP). Machado explicou que o sistema de Acompanhamento da Construção (SAC) será mantido, por se restringir apenas às etapas de construção dos navios.
Pelo SAP, a Transpetro vai acompanhar de perto a produção, identificando problemas e verificando a produtividade. Além disso, haverá auditorias permanentes nos estaleiros para apurar a situação da produção.Por determinação do governo federal, a Transpetro encomendou no país 49 embarcações. Segundo Sérgio Machado, acabou a etapa da saída da inércia do setor naval, parado há décadas, e agora começa a segunda fase, de busca da produtividade. "Vamos tirar o empresário da zona de conforto, para buscar a competitividade. E prazos só se cumprem com produtividade", afirmou.


FONTE: http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20120527162339


Jessica Martins

quinta-feira, 24 de maio de 2012

3º Circuito Nacional do Setor Elétrico


O CINASE - Circuito Nacional do Setor Elétrico é um congresso técnico e exposição de produtos e serviços na área de elétrica  que ocorre em todo o Brasil em algumas cidades de cada região. O intuito do mesmo é estabelecer contato entre os profissionais da área e os gabaritados profissionais e empresas do setor.

O intuito é oferecer aos profissionais oportunidades de descobertas de novos produtos e serviços, de aprendizagem sobre as melhores práticas de engenharia elétrica, de estabelecer uma rede de relacionamentos abrangendo as mais diversas áreas como GTD, Automação, Instalações Elétricas de Baixa e Média Tensões, Iluminação, etc.


Ele ocorrerá nos dias 19 e 20 de Junho no Centro de Convenções de Pernambuco e será das 8:30 às 18:35 nos dois dias. O valor da entrada para os dois dias é de R$90,00 (por pessoa) e se você formar um grupo de amigos fica R$ 70,00(por pessoa).

A participação dos congressistas é gratuita para os convidados dos patrocinadores, dos apoiadores e da organização. As inscrições são realizadas diretamente no site do evento: www.cinase.com.br


Não perca essa oportunidade! O roteiro com detalhes sobre cada palestra encontra-se no site.




Suelen Milanez

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Eletricidade sem fio

A história da transmissão sem fio de energia elétrica é mais velha do que você pode imaginar. Já no Século 19, os estudos sobre a energia elétrica avançavam rapidamente e suas aplicações eram difundidas e ampliadas a diversos tipos de equipamento. Em 1894, ou seja, mais de cem anos atrás, nosso grande amigo Nikola Tesla conseguiu acender uma lâmpada sem o uso de qualquer cabo de energia, através de um processo chamado “indução eletrodinâmica”.
Em 1988, um grupo de estudos liderado por John Boys construiu o primeiro protótipo de fonte de alimentação que dispensava contato físico com os equipamentos alimentados. A tecnologia foi patenteada então pela empresa da universidade onde foi criada. Em 2008, a Intel conseguiu reproduzir os modelos de Tesla e do grupo de John Boys, acendendo uma lâmpada sem a utilização de fios, com luminosidade satisfatória
O processo físico de transmissão de energia elétrica sem a utilização de cabos é exatamente o mesmo realizado nas telecomunicações, com a única diferença de que o foco dos cientistas está na eficiência com que a energia é entregue. A eficiência pode ser entendida como a capacidade que o equipamento tem de converter a energia recebida, seja do tipo que for, em energia elétrica. Quanto mais energia for gerada na conversão, maior a eficiência.
Qualquer aparelho que possua uma antena — como rádios, antenas parabólicas, telefones celulares e outras engenhocas — recebe uma quantidade de energia, interpreta-a e transforma em dados que você visualiza na tela do monitor, televisão, etc. A transmissão de energia elétrica será muito semelhante, então imagine que daqui a pouco tempo, seu celular não precisará de bateria enquanto estiver ao alcance de uma antena
Na verdade, a energia elétrica sem fio já é utilizada, mas em escalas menores. Você já deve ter visto transformadores pendurados em postes. Esses equipamentos possuem componentes internos que não se tocam, mas transmitem energia um ao outro através de um fenômeno chamado indução. Além disso, quase todo equipamento elétrico possui esse tipo de componente interno. Assim, para podermos usufruir de energia elétrica transmitida pelo ar, o processo físico que já acontece na sua geladeira, no transformador da rua ou no seu computador, será adaptado e sua escala aumentada


Uma inovação mostrada pela Fulton Innovation na CES pode, em breve, se tornar realidade: a transferência de energia elétrica sem fios.
Chamada de eCoupled, a novidade funciona através de um princípio chamado de “near-field resonant magnetic induction”, ou traduzindo ao pé da letra, indução magnética resonante de campo próximo. Simplificando, a energia é transferida de um ponto ao outro através de imãs, ao invés dos tradicionais fios.
A tecnologia já existe há algum tempo e é usada, por exemplo, nos laptops Latitude Z da Dell. Os cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) também já fazem experimentos desse tipo desde 2007.
Apesar disso, a eCoupled se diferencia porque o carregador se comunica direto com o aparelho e detecta quando há necessidade de energia. Dessa forma, a fonte recarrega o aparelho automaticamente assim que ele entra no alcance.
A empresa garante que a tecnologia já possui 98% de eficiência e pode, finalmente, desaparecer com o emaranhado de fios que hoje existe em qualquer casa.

Fonte: jornal britânco The Independent
             e www.tecmundo.com.br


Jessica Karine

Treinamento On-line

           A empresa Schneider Electric disponibiliza em seu sit cursos gratúitos. Para ter acesso aos treinamentos on-line, cadastre-se em "Central de Usuário / Cadastro" e bom aprendizado! Além das animações através de exemplos práticos, o curso apresenta testes para avaliar o aprendizado. Entre outras novidades, o usuário pode refazer os módulos nos quais encontrou maior dificuldade e, se precisar mudar de atividade, reiniciar o e-learning exatamente no ponto em que parou. Caso o usuário tenha mais de 70% de acertos, poderá imprimir seu certificado personalizado de participação.

Cursos disponíveis:

*Introdução ao Motion Control;
*Inversores de frequencia - ATV11;
*Inversores de frequencia - ATV31;
*Primeiro passo com o Twido Compacto;
*Dominando o Twido totalmente;
*Introdução à automação;
*Descobrindo a seletividade;
*Tecnologia de redes e TCP/IP;
*Zelio Logic.

Cadastre-se no endereço:



Giliane Santos

terça-feira, 22 de maio de 2012

Novos Talentos

PROJETO COM INSCRIÇÕES ABERTAS A PARTIR DAS 8h DO DIA 22/05

O Novos Talentos é uma iniciativa do Governo em parceria com o Sistema S, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), destinado às ações de qualificação profissional com foco nos empreendimentos estruturadores que se instalam em todas as regiões do Estado.. Este ano o Novos Talentos 2012 vai atuar Em 58 municípios de Recife, Petrolina, Caruaru, Araripina, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Toritama, Cabrobó, Salgueiro, Afrânio, Santa Maria, Lagoa Grande, Ouricuri, Cabo e Garanhuns.

Público-Alvo:
Podem participar do Projeto Novos Talentos, maiores de 18 anos com ensino fundamental completo e de baixa renda (declaração a ser redigida e assinada de próprio punho no momento do cadastro).

Metas do Projeto:
- Qualificação de 16.500 mil jovens, através de cursos promovidos pelo Sistema S, nos municípios de Recife, Petrolina, Caruaru, Araripina, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Toritama, Cabrobó, Salgueiro, Afrânio, Santa Maria, Lagoa Grande, Ouricuri, Cabo e Garanhuns.

Cronograma:
O Projeto Novos Talentos é dividido em três etapas, cada uma com diversos cursos ofertados pelo SENAI e SENAC. O processo de inscrição para o Projeto Novos Talentos é realizado da seguinte forma: o canditado se inscreve nos cursos de forma on-line, através do link abaixo. Já no ato da matrícula, o candidato deve apresentar comprovante de escolaridade, comprovante de residência, RG e CPF, sendo necessário, ainda, uma declaração de próprio punho, comprovando situação de baixa renda.
Conheça as etapas do Projeto Novos Talentos 2012:

Confira aqui a relação dos municípios e cursos disponíveis para inscrição na 2ª Etapa:
CRONOGRAMA Cronograma 2ª Etapa

1º ETAPA
- SENAI: Cursos em andamento
- SENAC: Inscrições e Matrículas concluídas

2º ETAPA
Inscrições abertas às 8h do dia 22/05. Clique aqui para se inscrever.
3º ETAPA
Inscrições em Agosto/ 2012.

Confira abaixo as principais publicações do Programa Novos Talentos 2012:
Nota Técnica do Programa Novos Talentos 2012

Essas informações estão...
(acesso dia 22.05.12 às 13:00h)
http://www.stqe.pe.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5849
Giliane Santos

O SENAI-PE recruta profissionais para contratação imediata

Formação de cadastro reserva

EDITAL Nº 24/2012

CONTRATAÇÃO POR TEMPO INDETERMINADO
Contratos regidos pela CLT

ENGENHEIROCurso superior completo em Engenharia Civil, com registro no Conselho de
Classe (CREA). Experiência em construção predial, detalhamento e
especificações de materiais de acabamento; elaboração de normas e
documentação técnica especifica para cada obra; emissão de laudos e
pareceres técnicos, normas regulamentadoras de saúde e segurança. (Cargo:
Engenheiro - 2 vagas, Recife, manhã e tarde; disponibilidade para
viagens).

DOCENTE (ÁREA: ELETROELETRÔNICA)Curso Técnico completo em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnico ou Técnico
em Automação. Experiência comprovada de 6 meses na industria. Conhecimento
em eletrônica analógica, eletrônica digital, eletrônica de potência,
instalações e manutenções em equipamentos elétricos, interpretação de
desenhos e diagramas elétricos, estruturas de baixa e média tensão em
edificações e controladores lógicos. Este profissional irá ministrar aulas
teóricas e práticas. (Cargo: Docente de Educação Básica - 1 vaga, Cabo de
Santo Agostinho, tarde e noite).

DOCENTE (ÁREA: MECÂNICA)Curso Técnico completo em Mecânica ou Eletromecânica. Experiência mínima
de 6 meses na indústria. Conhecimento de manutenção preditiva e corretiva,
CAD, usinagem, soldagem e desenvolvimento de projetos. Este profissional
irá ministrar aulas teóricas e práticas. (cargo: Docente de Educação
Básica - 1 vaga, Cabo de Santo Agostinho, tarde e noite).

ANALISTA DE INFORMÁTICACurso superior completo em Informática, Ciências da Computação ou
Engenharia de Software. Conhecimentos em Gestão de Projetos, implantação e
administração de ERPs. Experiência em programação em ambiente WEB (C# e
SQL Server). (Cargo: Analista de Informática - 1 vaga, Recife, manhã e
tarde).

BENEFÍCIOS: Previdência Privada; Assistência Médica; Assistência
Odontológica; Plano de Desenvolvimento; Programa de Incentivo à Educação
Formal e à Língua Estrangeira; Ticket Alimentação ou Refeição; Vale
Transporte.

Etapas do Processo e Critérios de Avaliação - Estarão presentes na
programação da seleção, que será fornecida ao candidato pré-selecionado,
de acordo com os requisitos do cargo.

INSCRIÇÃO – Entregar currículo na recepção do SENAI-PE – Departamento
Regional, Rua Frei Cassimiro nº 88 Recife - Santo Amaro, no horário das
8:00 às 16:30 ou envie para o e-mail curriculo@pe.senai.br, indicando a
vaga pretendida, até o dia 25/05/2012. OBS. SÓ SERÃO ABERTOS OS CURRÍCULOS
QUE ESTIVEREM COM AS VAGAS PRETENDIDAS INDICADAS NO ASSUNTO DO EMAIL.

TODAS AS VAGAS SÃO EXTENSIVAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA (DECRETO Nº
3.298/99 E 5.296/04).

Fonte: Diario de Pernambuco (20/05/2012)

Giliane Santos

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Engenharia Elétrica

Boa noite, estarei publicando hoje algumas informações sobre engenharia elétrica.


Engenharia Elétrica

É a engenharia que trabalha com geração, transmissão, transporte e distribuição de energia elétrica
O curso
Quem desejar cursar graduação em engenharia elétrica prepare- se para enfrentar muito cálculo, as disciplinas básicas dessa graduação consistem em matemática, física e informática. Porém há partes interessantes como aulas práticas e experimentos em laboratórios, a formação profissionalizante tem inicio no terceiro ano, com aulas como eletromagnetismo, materiais elétricos, sistemas elétricos entre outras. O estágio é obrigatório e geralmente começa no 4° ano de graduação. O curso completo tem duração mínima de cinco anos.

Mercado de trabalho

A engenharia como um todo está crescendo em nosso páis e isso inclui a elétrica. O campo de trabalho é vasto e inclui empresas de energia elétrica e telecomunicações, escritórios de projetos e consultoria, firmas de montagem e manutenção de instalações elétricas e de telecomunicações, indústrias diversas e empresas comerciais de pequeno e grande porte, manutenção de equipamentos e componentes eletro-eletrônicos, hospitais, empresas de radiodifusão, informática etc.
Salário inicial: R$ 3060,00 (6 horas diária Fonte: CREA / SP)

Algumas divisões:
Engenharia Elétrica – Eletrotécnica
- Planejar e operar sistemas elétricos, desde a geração até a transmissão e a distribuição de energia. Projetar e construir usinas, estações, subestações, redes de geração de energia e também máquinas elétricas. Ampliar as redes de alta tensão e dar manutenção a elas.
Engenharia Eletrica- Eletrônica
- Desenvolver circuitos eletrônicos para aquisição de dados (por exemplo, áudio, temperatura, umidade, pressão), transmissão de dados por radiofrequência, entre outros.
Engenharia da Computação
- Desenhar componentes e desenvolver sistemas.
Engenharia Elétrica - De controle e automação
- Projetar equipamentos eletrônicos destinados à automação de linhas de produção industrial.
Engenharia de Elétrica – Telecomunicações
- Desenvolver serviços de expansão de telefonia e de transmissão de dados por imagem e som. Projetar e construir equipamentos para telefonia e comunicação em geral e de processamento digital de sinais.
 Engenharia de Elétrica – Instrumentação
- Projetar e desenvolver equipamentos para a realização de medidas, registro de dados e atuadores.
Engenharia Elétrica - Biomédica
- Especificar e gerenciar a utilização de equipamentos médico-assistenciais em hospitais, clínicas e laboratórios. Projetar, construir equipamentos e fazer a manutenção deles.
Engenharia Elétrica - Microeletrônica
- Projetar, fabricar e testar circuitos integrados (chips) para sistemas de computação, telecomunicações e de entretenimento, entre outros.

Espero ter esclarecido dúvidas, postarei mais em breve.


Jessica Karine.

Concurso CHESF 2012 - Prova de Português

Olá pessoal, sejam bem-vindos!
Em breve postaremos a resolução completa da prova de Profissional Médio Operacional I Técnico em Eletrotécnica da CHESF realizada dia 20.05.12. Começaremos pela prova de português.

1ª O fragmento que confirma a ideia expressa no título do texto é:
(A) “a natural ansiedade desencadeada pela viagem em si.” ( . 10-11)
(B) “num país sempre caracterizado pelo pouco apreço à ordem e à disciplina” ( . 13-15)
(C) “combinando esperteza e o poder dos cotovelos.” ( . 16-17)
(D) “A fila é um estilo de vida, e isso fica muito visível nos fins de semana” ( . 20-21 )
(E) “Normalmente as pessoas deveriam estar todas voltadas numa mesma direção” ( . 24-25)

Resposta: 
-A letra "A" afirma que a utilização das filas em aeroportos é proveniente da ansiedade pelo embarque, por tanto não confirma a ideia de cultura.
-Na letra "B" torna-se bem mais fácil encontrar uma contradição visto que é afirmado que o Brasil é caracterizado pala falta de ordem e disciplina, itens importantes para formação de uma fila.
-A letra "C" descreve como é fácil seguir adiante numa fila, usando o poder dos cotovelos e a esperteza para furar as filas.
-A letra "E" descreve como seria uma fila formada corretamente, mas não faz menção direta ou indiretamente a  Cultura da fila.


2ª O trecho: “É que gostamos de fazer fila. Algo surpreendente, num país sempre caracterizado pelo pouco apreço à ordem e à disciplina” ( . 12-15) revela, em relação ao povo brasileiro, uma:
(A) contradição
(B) esperteza
(C) virtude
(D) versatilidade
(E) sutileza

Resposta:
Um país que gosta de fazer filas não deveria descrito como ter pouco apreço pela ordem e pela disciplina. Fila é sinônimo de organização. Logo temos uma contradição entre as duas frases.


3ª No fragmento: “Contudo, a fila não é só uma maneira de organizar uma determinada demanda”, ( . 17-18) a conjunção destacada pode ser substituída, mantendo o mesmo significado, por:
(A) como
(B) pois
(C) porém
(D) portanto
(E) por isso

Resposta:
 Contudo é uma conjunção adversativa, portanto dá uma ideia de oposição.
-Como é um advérbio.
-Pois é uma conjunção que dá ideia de explicação.
-Portanto é uma conjunção que  dá ideia de conclusão.
-Por isso seque a mesma lógica do uso do portanto.


4ª Em “Na fila formam-se, por assim dizer, nódulos de convivência”( . 27-28), a palavra destacada significa:
(A) problemas
(B) núcleos
(C) desajustes
(D) dispersões
(E) adequações

Resposta:
Se seguirmos a leitura no texto além desse fragmento perceberemos mais claramente que nódulos está significando grupo,núcleo de pessoas conhecidas ou não, mas com algo em comum, que iniciam uma conversação nas filas fazem do que ela perca sua característica de organizada onde “Normalmente as pessoas deveriam estar todas voltadas numa mesma direção” ( . 24-25).


5ª No período composto: “Enquanto isso não acontece, as filas continuam se formando”, ( . 40-41) a conjunção destacada estabelece entre as duas orações uma relação de:
(A) consequência
(B) concessão
(C) finalidade
(D) causa
(E) tempo


Resposta:
Não será o estudo de políticos, psicólogos, sociólogos ou até mesmo cientistas que fará com que as filas parem de se formar, por isso o termo Enquanto não dá a ideia de consequência, concessão, finalidade ou causa, mas que com o passar do tempo as pessoas continuarão formando filas e os estudiosos continuarão sem estuda-las...


Giliane Santos